4 de julho de 2012

Como se fabrica um batom?


Tudo é feito no laboratório da empresa onde dá para pirar o cabeção com tantas cores e pigmentos prontinhos para serem misturados.
A mágica  acontece nessa maquininha ali que mistura a massa do batom e ao mesmo tempo deixa ela bem aquecida. Se esfriar, a massa endurece! No começo a mistura é transparente, é como se fosse o batom pronto, mas sem cor nenhuma. Depois é adicionado um tanto de pigmento branco para começar a PINTAR a massa. Na bancada ficam disponíveis tudo quanto é cor de pigmento, dos vermelhos até os mais estranhos, como preto e mostarda.
Aos pouquinhos a técnica (oi Susan) vai adicionando os pigmentos na mistura. Parece que é no olhometro, mas esse olho ai é super bem treinado para saber que tipo de combinaçãovai resultar na cor que imaginamos.
Enquanto as cores se misturavam, fiz provas de cor, testando na mão, no braço, na boca, para ver se estava do jeitinho que queria. Mais rosa, mais pêssego, mais cobertura, mais transparente… por ai vai. As meninas por lá tem muita paciência para interpretar os desejos e tentar deixar a cor como imaginamos. Depois de vários ajustes a massa vai para o molde até endurecer, e tchanam, o batonzinho está pronto para ir para a embalagem.
Teve uma hora que eu não tinha mais espaço disponível nos braços e minha boca já estava ardendo de tanto experimentar e tirar batom. É de ficar maluca! Passava longos minutos olhando pra foto, olhando pra mim com o batom, pra foto, pro batom, pra foto, pro batom. Dificílimo comparar as cores desse jeito!
No final das contas eu estava tão indecisa que acabei trazendo para casa quatro amostras para analisar e pensar melhor. Marina e Thais também estão com esse PEPINO nas mãos! Agora nós vamos confabular por aqui para decidir qual será a nova cor Coisas de Diva.
As quatro amostras e o batom Coisas de Diva I (o antigo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário